Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Um mundo de culturas globais

Boa Tarde,
Hoje deixamos aqui uma reflexão acerca das consequências que a expansão dos media causam e o seu poder de alterar pensamentos e condutas a nível mundial.

O ideal de Humanidade vulgariza-se com a expansão da comunicação social que adquire papel relevante no nascimento da sociedade pós-moderna onde a sua actualização em tempo real cria o imaginário de que o Homem teria assim mais auto consciência de si e do Mundo. Esta proliferação dos media abriu portas a novas culturas e visões do mundo, sendo que, desta forma “os media abriram caminho a um ideal de emancipação que tem antes na sua base a oscilação, a pluralidade, e por fim o desgaste do próprio «princípio de realidade»”.

Os media permitiram a libertação das diferenças, das minorias étnicas, sexuais, religiosas, culturais e estéticas e faz-nos pensar num mundo de culturas globais. No entanto, os meios de comunicação social podem incitar a uma espécie de lavagem cerebral que se traduz numa visão do mundo em que tudo o que existe, existe por si. Será positivo a existência de um mundo de culturas globais? Onde nos pode levar? Quais as suas consequências?

Boa continuação,

Grupo C6

Sem comentários:

Enviar um comentário