Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Anorexia como consequência

Boa Tarde,
Hoje decidimos fazer uma reflexão acerca do fenómeno da anorexia e a sua relação com os anúncios.
Se antes os ídolos da juventude eram os desportistas e os actores de cinema, agora são as modelos. Dedicam-lhes programas inteiros de televisão, a sua presença é a mais cotada nas festas, enchem as revistas chamadas de "imprensa cor de rosa" e para muitos homens são o troféu mais apreciado. Se, no passado, as mulheres queriam gerir Bancos, empresas ou pilotar aviões, hoje muitas só sonham em desfilar pela passarele e ser capa da "Vogue".

É certo que se não pode culpar os anúncios por causar este fenómeno, mas também é um facto comprovado que o aumento dos casos de anorexia coincide com estar na moda a excessiva magreza dos modelos. É mais fácil surgirem estas perturbações numa sociedade na qual os que aparentemente triunfam, os que são mostrados como exemplo nos cartazes publicitários, roçam eles mesmos a anorexia. A adolescente que, por natureza, costuma ser facilmente manipulável e bastante insegura, é fácil que acredite neste tipo de propaganda e inicie uma corrida desenfreada para conseguir o que esta publicidade vende, que ao fim e ao cabo é a felicidade.


Sem chegar ao extremo da anorexia, são muitas as pessoas que se deixam obssecar pelo seu físico e investem neste muitos esforços que poderiam canalizar para outros objectivos: quantas adolescentes passam horas infindas a arranjar as unhas, desenhando os lábios ou experimentando máscaras, são incapazes de passar esse mesmo tempo a ler um livro ou a ver um bom filme?



Boa continuação,
Grupo C6


Sem comentários:

Enviar um comentário