Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

O objectivo dos media

Bom dia,
Apesar de os media terem sido criados com propósitos "nobres", aqueles que hoje conhecemos têm objectivos completamente diferentes. Este novo objectivo é o que vos deixamos hoje, e uma pequena questão:
será que os media têm o direito de nos manipular, levando-nos a tomar decisões erradas?

Os media, devido ao sucesso obtido, influenciaram e transmitiram valores e modos de estar que se impuseram como padrões culturais e foram também essenciais para o desenvolvimento da sociedade capitalista onde a rádio, o cinema, a imprensa, a televisão e internet se destacaram como mais essenciais.
Os jornais começaram a desenvolver técnicas para obter clientes, enchendo as suas páginas com fotografias, títulos e histórias chocantes. Surgiram com estes as revistas temáticas, que rapidamente se tornaram “moda”. Deste modo a comunicação social deixou de ser um meio de obter informação, para também influenciar com publicidade e propaganda política.
As campanhas publicitárias levam a que a população adquira produtos desnecessários. A opinião pública era manipulada através dos meios de comunicação.
Podemos, então, concluir que os media influenciaram estilos de vida, valores, regimes e mais chocante: formaram a sociedade de consumo actual. Já não importava informar, apenas vender.


Boa continuação,
Grupo C6

Sem comentários:

Enviar um comentário