Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 8 de março de 2010

Influência sobre a moda

O jovem de hoje é aquilo que os media sempre idealizaram, ou seja, tem de estar dentro de uma das formas criadas pela indústria cultural para ser considerado normal. E os media têm um papel fundamental, pois, através da propaganda e do marketing, impõe diversos ideais e fazem disso uma falsa oportunidade para ele "ser feliz".

Para ser valorizado, o jovem tem de estar na última moda, ter um corpo atlético e ser aceito na turma. Se ele não tem os ténis da moda, não é bem parecido e não é introvertido, é simplesmente deixado de lado, esquecido. Parece que, para ele se sentir incluído, precisa de ter certo poder de compra para consumir, para que percebam sua existência, como se isso fosse uma senha de reconhecimento.

Com o poder de influência que os media possuem, não impulsiona os jovens para os valores que mantêm a sua dignidade, porque se eles tomassem consciência do quanto são manipulados, o mercado não teria para quem vender os seus produtos. Para ser um bom consumidor, precisa de estar aberto às influências, por isso, é o alvo perfeito do consumismo.

A que ponto chegámos? Numa fase da humanidade em que se diz existir a liberdade de escolha, os media manipulam a mente dos jovens para que estes comprem o produto do anunciante que pagar mais. E vai mais além, tornando isso uma regra, um código de conduta e inclusão. Deve-se mostrar à juventude que não precisa de tudo o que é anunciado e fazê-la perceber que a inclusão num grupo não deve depender da moda e sim dos seus gostos e ideias.

Cumprimentos,
Grupo C6

Sem comentários:

Enviar um comentário